POR QUE PREGAR O EVANGELHO?

Pregar o Evangelho é meu privilégio, mas não é o encurralamento de Deus!

O mandamento para pregar ao mundo é parte da Graça divina de fazer dos homens Seus cooperadores no semear o bem na Terra, mas não é porque sem o homem e sua boa disposição Deus não tenha como se comunicar com quem Ele bem deseje.

Pregar não é um mandamento para anjos, mas para homens. No entanto, quando os homens não pregam, os anjos pregam.Sim, se os homens não pregam o Evangelho, tudo o mais prega...

A Natureza prega, os rios pregam, as árvores pregam, os jumentos pregam, as mulas pregam, as pedras pregam...

“Por toda a terra se faz ouvir a Sua voz”.Sim, nesta manhã (...) Deus está falando...

Está falando nas montanhas distantes do Tibet.
Está falando nas ilhas perdidas do Pacifico.
Está falando nas tribos silenciosas da África.
Está falando com índios puros...
Está falando com prostitutas que se deram como pão ao diabo a noite toda...

Está falando até com crentes...Sim, Ele fala por toda a terra...
Fala por sonhos, pela consciência, pela memória de um tempo bom, pela recordação de bons conselhos, pela cogitação do bem gerado pelo Espírito Santo, pela sabedoria silenciosa que Ele derrama sobre todos, pelo olhar simples de um filho, pela lágrima da mãe, pelo esforço amoroso de um pai, pela solidariedade de um samaritano anônimo, pela estrela que diz algo ao mago

distante, pelo cicio suave que fala à viúva que ela não está só...; ou, como quase sempre, Ele fala no silencio, no intimo, como segredos de um Pai que a pessoa nem sabe que tem.Ah, como são presunçosos e arrogantes os que pensam que se não forem Deus não terá como ir!...Deus é! Deus está!...Eu é que tenho o privilégio de me engajar na aventura de Deus de contar aos homens sobre o Seu amor!Sim, pois, quando assim faço, o maior beneficiado sempre sou eu,

antes mesmo de ser aquele que me dê ouvidos. Para mim pregar não é uma obrigação. Não! Jamais!
Pregar é minha alegria, é minha impossibilidade, é minha paixão, é meu vício santificado, é minha vida, é meu sentido, é minha razão de ser.Não pregar para mim seria como amar minha mulher sem fazer amor com ela; seria como crer que amo e nunca confessar; seria como ser apaixonado e me esconder do amor; seria como saber da vida e não contar nada a ninguém;

seria como ver e a ninguém esclarecer sobre o caminho...Há muitas motivações para pregar...Muitos pregam para ficar famosos, para terem uma posição fácil, para arrecadarem sem esforço, para suscitarem inveja em outros, ou mesmo por mera disputa de poder e crescimento... Outros pregam por se considerarem incompetentes para fazerem qualquer outra coisa... Então,

por exclusão, sentem-se chamado pela incompetência para o “ministério da Palavra”.
Entretanto, quando alguém prega apenas por amor, esse logo notará que quanto mais pregue, mais a pregação forjará caráter nele mesmo. Ou seja: pregar com amor trás a Palavra para dentro da gente, na forma de caráter e de conteúdo natural do ser.Portanto, pregue para o bem de todos, mas, sobretudo, para o seu próprio bem.Entretanto, saiba: Se você não for,
as pedras rolarão..., e dirão a todos os que necessitem aquilo que os homens pedrados se

negam a falar com amor.Ó Espírito Santo! Derrama o amor de Deus sobre os homens no dia
de Hoje!


Nele que fala de Si mesmo a todos os homens,
Caio

Comentários