Narguilé - Moda perigosa entre os jovens

Narguilé equivale a 100 cigarros

Narguile_2

Moda perigosa entre os jovens brasileiros.

Conhecido popularmente como narguilé e presente em quase todos os barzinhos e baladas, parece inofensivo quando na maioria das vezes é consumido com alguma essência.Composto por água, fumo e carvão. Há quem use o narguilé para consumir outras drogas, como a popular maconha. Outros, em vez de colocar água no recipiente, a substituem por bebidas alcoólicas, e ficam bêbados enquanto fumam.A verdade é que com água ou com outra substância, usando essências ou não, o uso do narguilé faz tão mal quanto qualquer outra droga. Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) indica que uma sessão de narguilé equivale a nada menos do que fumar 100 cigarros. A quantidade de fumaça e substâncias tóxicas inaladas nos dois casos é a mesma. Segundo levantamento dos cientistas brasilienses, o cachimbo d’água tem concentrações de nicotina equivalentes ao dobro das do cigarro. Sessões de narguilé, de até 80 minutos, expõem o fumante por mais tempo aos malefícios do tabaco. Um cigarro comum costuma ser consumido em oito minutos. São 12 tragadas contra 200.(...) Não há níveis seguros para o consumo de tais substâncias, uma vez que envolve-se fumo, álcool e outras drogas mais potentes. O que agora é difundido como moda mais tarde pode causar doenças típicas do consumo excessivo e/ou contínuo de tais agentes. Problemas nas cordas vocais, como a rouquidão, tumores, e até mesmo o câncer de laringe, podem futuramente acometer os usuários.

De acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), que neste ano[2009] realiza a 10ª Campanha Nacional da Voz, o ideal seria vetar o uso do objeto, explica o Dr. Jeferson Sampaio D’Ávila, presidente da instituição.

A Campanha Nacional da Voz, um programa de orientação e informação para os cuidados com a voz, completa este ano seu 10º aniversário. Até o ano de lançamento do programa, o câncer de laringe vitimava diversos brasileiros e os alertas do nosso corpo para o agravamento de doenças vocais eram ignorados pela grande maioria das pessoas. Em cada edição da Campanha, são atendidas e orientadas cerca de 40 mil pessoas, número que se repete anualmente desde então.

Em 2003, por meio de diversas parcerias com entidades internacionais, e atualmente com países como Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Estados Unidos, a ABL conseguiu a promulga ção do “Dia Mundial da Voz” comemorado oficialmente em todo o mundo no dia 16 de abril, passo que fez do Brasil o pioneiro na iniciativa.


Gabriela Campos
gabriela@viaranking.com.br

Do Site: http://www.viaranking.com/articles/755

Comentários

Bruna Segatto disse…
Luiz, muito útil a informação!

Parabéns à você e à Gabriela Campos!!
Bruna, grato por sua visita!
Tendo alguma dica, sugestões... fique à vontade.
Até LÁ!